domingo, 4 de abril de 2010

Perguntas Racistas


Porque é que a África do Sul é um dos países mais desenvolvidos de África?

Porque é que África do Sul é um dos países do mundo com mais criminalidade, principalmente desde o fim do Apartheid? Porque é que neste país é tão perigoso, para um branco, ir viver para um bairro de pretos? Porque é que não é tão perigoso, para um preto, ir viver para um bairro de brancos?

...

Porque é que os países asiáticos que se libertaram do colonialismo ocidental no último século se desenvolveram muito mais depressa do que os países africanos (pretos) que conquistaram a sua independência? Porque é que os países africanos são os mais pobres do mundo?

Porque é que os pretos que emigram para os países ocidentais prosperam em geral menos do que outras minorias (como chineses ou judeus)? Porque é que os pretos dos Estados Unidos formam um dos grupos mais pobres do país?

Porque é que o Haïti é dos países mais pobres da América (senão o mais pobre)? Qual é a característica essencial que distingue esse país dos restantes países da América?

...

Porque é que golpes de estado, a lei marcial, assassínios políticos, restrições à liberdade de imprensa e expropriações são tão frequentes nos países negros?

Porque é que a escravatura sexual, o uso de crianças-soldado, mutilações, e matanças indiscriminadas (de civis, mulheres, crianças) são tão frequentes nos conflitos africanos?

Porque é que mutilação genital de meninas é praticada em tanto sítio de África? Porque é que há pretos albinos a serem mortos para servirem em bruxarias? Porque é que se ouve tanta vez de casos de canibalismo?

Porque é que os governos que sucederam aos colonizadores europeus conseguiram tanta vez destruir a economia que controlavam? Porque é que adoptaram tão frequentemente políticas marxistas? Porque é que há sempre tanta gente a morrer de fome em países africanos?

O governo do Idi Amin Dada era melhor do que a administração britânica que o precedeu?

Porque é que os governantes africanos estão sempre a chorar pelo dinheiro dos ocidentais? Porque é que tantos governos africanos dependem em grande parte da "ajuda internacional" para o seu funcionamento habitual? Porque é que esta situação se prolonga há décadas? Porque é que comemoram a sua independência "oficial" com tanto fervor se por outro lado aceitam com tanto agrado uma forma de controlo oficiosa das suas sociedades pelos países ricos e pelos organismos internacionais que estes gerem (FMI, ONU, etc...)?

Porque é que no ocidente se atribui quase sempre os problemas dos pretos ao colonialismo, à discriminação, às desigualdades e à pobreza, e raramente se evoca a possibilidade de estes terem responsabilidade pela sua situação (falta de trabalho, má atitude, não-adaptação às normas da sociedade acolhedora, falta de inteligência, pouca poupança/investimento)? Porque é que esta possibilidade, longe de ser debatida racionalmente, é repudiada emocionalmente, como "chocante" e "racista"?

...

Porque é que imagens de Maputo ou Luanda antes da independência mostram a existência de alguma prosperidade? Porque é que imagens posteriores mostram tanta destruição?

Qual é a diferença entre um exército de soldados brancos que queimam aldeias no meio do mato angolano (degolando uma mão-cheia de pretos à mistura), e um movimento de insurgentes pretos que faz fugir centenas de milhares de brancos duma terra onde os seus antepassados já se tinham instalado hà centenas de anos?

...

Porque é que os imigrantes brancos que vão para Angola, e os seus filhos, não são associados à criminalidade de rua (assaltos, roubos, agressões)?

Porque é que os ocidentais associam a imigração de pretos a uma maior delinquência? Porque é que não associam imigração chinesa ou indiana a maior delinquência?

Porque é que a proporção de criminosos (e de presos) pretos é maior do que a proporção de pretos na população em geral, em países como a França, Portugal, e os Estados Unidos?

...

Porque é que tanta gente sem qualquer conhecimentos de biologia ou genética se ofende com o conceito de raça? ("O conceito de raça não é científico!")

Porque é que gente que não estudou nada de biologia ou de genética se ofende com aqueles que afirmam que há (ou simplesmente que pode haver) factores genéticos que influenciam a inteligência e a agressividade/criminalidade?

Porque é que há poucos intelectuais pretos de renome? Porque é que há muitos desportistas pretos de renome?

Porque é que o James Watson, um dos descobridores da estrutura do DNA, e recipiente do prémio Nóbel de Medicina, sofreu uma campanha de ostracismo quando afirmou que "não há razões firmes para acreditar que as capacidades intelectuais de pessoas separadas geograficamente na sua evolução se tenham desenvolvido identicamente"? Porque é que não foi refutado? Será que uma tal refutação existe?

...

Porque é que toda a gente no ocidente tem "esterótipos", e faz "generalizações" e "amálgamas" sobre pretos? Donde surgem os esterótipos? Será que há por vezes algum fundo de verdade nos estereótipos?

Porque é que os brancos progressistas anti-racistas não costumam casar as suas filhas com pretos pobres, com passado de insucesso escolar, traficantes de drogas, acabados de sair da prisão? Porque é que não tendem a instalar-se em bairros sociais? Porque é que não compram casa na Cova da Moura?

Porque é que é considerada natural a existência de discotecas "africanas" (ou seja, para pretos)? Porque é que é mal visto a existência duma discoteca para brancos?

...

Porque é que muitas pessoas, inclusivamente brancos, se ofendem quando algum branco diz que o seu país, a sua civilização é melhor do que outra (por exemplo, países negros)? Porque é que se assume que as culturas são iguais? Se se aceita que não são iguais, porque não aceitar a possibilidade que a civilização ocidental seja melhor nalguns aspectos (ou até em muitos) do que outras civilizações? Porque é que não se pode fazer comparações e sobretudo juízos de valor entre civilizações? É ilegítimo dizer que a Europa é mais civilizada do que África? É imoral dizer que uma aldeia alentejana é melhor do que uma aldeia do Congo (apesar de "melhor" ser um termo vago e subjectivo)? É injusto afirmar que um britânico é mais civilizado do que um pigmeu dos Camarões?

Porque é que tanta gente não percebe que críticas e generalizações não implicam necessariamente desejos de opressão ou morte, ou aprovação de crimes passados cometidos por indivíduos pertencentes à própria civilização daquele que critica ou generaliza?

Porque é que qualquer português faz piadas sobre alentejanos sempre que lhe apetece? Porque é que olha primeiro à sua volta antes de fazer uma piada sobre pretos?

Porque é que há tantos pruridos em fazer piadas sobre pretos em público, no Ocidente, sabendo que a maioria das pessoas é branca? Isto é do interesse dos brancos? É natural esta auto-imposição?

Será que é normal que não se possa fazer piadas sobre pretos, sabendo que é perfeitamente aceite fazer-se piadas sobre a religião cristã, uma das instituições fundadoras da nossa sociedade? Os pretos são sagrados? Fazer piadas sobre pretos é blasfémia?

Porque é que há tantas brincadeiras a comparar pretos e gorilas/macacos? Será que o seu nariz espalmado, o seu maxilar proeminente, e o tamanho acima da média do seu pénis tem alguma coisa a ver com a coisa?

...

O que é mais perigoso para a liberdade e para a justiça: a) querer proibir este género de perguntas, assim como as respostas que lhes possam ser feitas?; b) fazê-las?

Porque é que este género de perguntas provoca tanta comichão em certas pessoas?