domingo, 30 de dezembro de 2018

Trump Derrubado

A justiça americana anda atraz do presidente Donald Trump, por causa de ninharias sem importancia. O homem terá recebido informações dos russos durante a campanha, e pagou a prostitutas com quem teve relações para se calarem.

O facto é que os presidentes americanos, dum campo ou de outro, fazem constantemente coisas muito mais graves - guerras por exemplo - sem que nada lhes aconteça por isso. Geralmente, ha um entendimento tacito entre os partidos, que é o de não se castigar quem foi derrotado nas eleições pelo que fez no Poder.

Tambem se verifica que o Trump tem todos os meios de communicação montados contra elles, e mesmo as elites do seu partido (republicano), descontentes de o ver no poder.

Do lado dos Democratas, a tendencia é para a radicalização. Nas primarias do partido, na campanha presidencial, o candidato mais à Esquerda, Bernie Sander, recebeu o voto da juventude, o que demonstra a linha futura do partido. O partido Democrata é o partido "anti-": é contra a maioria tradicional, branca, christan e conservadora. O partido dos revoltados. O partido dos pretos que não gostam de brancos, de mulheres que não gostam de homens, de judeus e musulmanos que não gostam de christãos, de homossexuaes que não gostam de heterossexuaes, de hispanicos que não gostam de anglo-saxões, de empregados que não gostam dos patrões. E desses ressentimentos nasce a vontade de usar o poder e a lei para destruir.

A Direita, tambem ella, está mais radical. Apesar do presidente Trump ser simplesmente, na practica, conservador, é reaccionario na linguagem e na attitude. Não respeita o politicamente correcto, e é por isso que ganhou.

Se a justiça americana conseguir derrubar o Trump, e fechal-o na prisão, estar-se-á perante um caso sem precedentes na politica americana.

Se a Direita perder para uma Esquerda insensata, se se sentir desprotegida e incapaz de reconquistar o poder democraticamente, entrar-se-á num campeonato completamente novo. Sendo a America uma federação, talvez se assista a movimenos separatistas, ao nivel dos estados membros. Isso já acconteceu antes, e pode voltar a surgir.Talvez mesmo aconteçam eventos mais violentos.